24/11 (3ª feira)
14 h.- Cerimônia de Abertura. Inscrições para o Curso e para o Simpósio.
III MOSTRA DO CINEMA PORTUGUÊS: O NOVO CINEMA PORTUGUÊS
15:45- Jaime (37’), 1973, de António Reis.
Os verdes anos (102’), 1962, de Paulo Rocha.
COFEE-BREAK
18:30 h.- Quem espera por sapatos de defunto morre descalço (33’), 1971, de João César Monteiro.
Dom Roberto (102’), 1962, de Ernesto de Sousa.
25/11 (4ª feira)
10 h.- Curso de Extensão: O cinema português e os seus filmes: o contexto estético do cinema novo (1ª aula).
Professor Doutor António Pedro Pita
1. O curso visa construir o contexto estético (ou estético-político) do cinema novo, o que equivale a traçar as grandes coordenadas estéticas dos anos 1950 até 58 ou 59; 2. ler algumas obras ensaísticas (por exemplo a de Baptista-Bastos), uma tranformação do realismo; isto é, a concepção de realismo transforma-se no e com o cinema; 3. mostrar por que é que "A abelha na chuva" é talvez a obra mais depurada desta linha; a reflexão sobre a imagem leva a uma grande volta nos anos 50 (surrealismo, abstraccionismo, a fotografia); esta reflexão sobre a imagem conjuga-se evidentemente com o cinema e alimenta o universo cineclubista.
14 h.- Cerimônia de Abertura. Inscrições para o Curso e para o Simpósio.
III MOSTRA DO CINEMA PORTUGUÊS: O NOVO CINEMA PORTUGUÊS
15:45- Jaime (37’), 1973, de António Reis.
Os verdes anos (102’), 1962, de Paulo Rocha.
COFEE-BREAK
18:30 h.- Quem espera por sapatos de defunto morre descalço (33’), 1971, de João César Monteiro.
Dom Roberto (102’), 1962, de Ernesto de Sousa.
25/11 (4ª feira)
10 h.- Curso de Extensão: O cinema português e os seus filmes: o contexto estético do cinema novo (1ª aula).
Professor Doutor António Pedro Pita
1. O curso visa construir o contexto estético (ou estético-político) do cinema novo, o que equivale a traçar as grandes coordenadas estéticas dos anos 1950 até 58 ou 59; 2. ler algumas obras ensaísticas (por exemplo a de Baptista-Bastos), uma tranformação do realismo; isto é, a concepção de realismo transforma-se no e com o cinema; 3. mostrar por que é que "A abelha na chuva" é talvez a obra mais depurada desta linha; a reflexão sobre a imagem leva a uma grande volta nos anos 50 (surrealismo, abstraccionismo, a fotografia); esta reflexão sobre a imagem conjuga-se evidentemente com o cinema e alimenta o universo cineclubista.
PAUSA PARA ALMOÇO
14 h.- I SIMPÓSIO O CINEMA DOS PAÍSES LUSÓFONOS: O NOVO CINEMA PORTUGUÊS
1ª mesa: Ana Isabel Soares (Universidade do Algarve) e Michelle Sales (UFRJ/Puc-Rio)
Mediador: Jorge Cruz.
III MOSTRA DO CINEMA PORTUGUÊS: O NOVO CINEMA PORTUGUÊS
16h.- As pedras e o tempo (16’), 1961, de Fernando Lopes.
Belarmino (72’), 1964, Fernando Lopes.
COFEE-BREAK
18:30 h.- Pousada das Chagas (20’), 1971, de Paulo Rocha.
O cerco (115’), 1970, de Cunha Telles.
26/11 (5ª feira)
10 h.- Curso de Extensão: O cinema português e os seus filmes (2ª aula).
Professor Doutor António Pedro Pita.
PAUSA PARA ALMOÇO
14 h.- I SIMPÓSIO O CINEMA DOS PAÍSES LUSÓFONOS: O NOVO CINEMA PORTUGUÊS
2ª mesa: Bernadete Lyra (Anhembi/Morumbi) Paulo Cunha (Universidade de Coimbra)
Mediador: Rodrigo Guerón
III MOSTRA DO CINEMA PORTUGUÊS: O NOVO CINEMA PORTUGUÊS
16h.- 27 minutos com Fernando Lopes Graça (1969), de António Pedro Vasconcelos.
Domingo à tarde (97’), 1965, de António Macedo.
COFEE-BREAK
18:30 h.- Almadraba atuneira (27’), 1961, de António Campos.
Brandos costumes (72’), 1974, de Alberto S. Santos.
27/11 (6ª feira)
10 h.- Curso de Extensão: O cinema português e os seus filmes (3ª aula).
Professor Doutor António Pedro Pita
PAUSA PARA ALMOÇO
14 h.- I SIMPÓSIO O CINEMA DOS PAÍSES LUSÓFONOS: O NOVO CINEMA PORTUGUÊS
3ª mesa: Paulo Granja (Universidade de Coimbra) e Antonio Pita (Universidade de Coimbra)
Mediador: Leandro Mendonça
III MOSTRA DO CINEMA PORTUGUÊS: O NOVO CINEMA PORTUGUÊS
16h.- O Recado (110’), 1971, de Fonseca e Costas.
Velhos amigos (52’), 2009, Michelle Sales (LANÇAMENTO)
18 h.- DEBATE FINAL, AVALIAÇÃO, ENCERRAMENTO e LANÇAMENTO de mais um livro da Coleção Cadernos do Ceis20, intitulado Verdes anos: o neo-realismo na gênese do novo cinema português, de Michelle Sales, publicação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS 20.
Olá amigos! Muito bom saber que acontecerá a III Mostra de Cinema Português! Não confirmo, mas tentarei ir à abertura do evento. Desejo muito sucesso!
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